Anis Estrelado

Anis estrelado

11 Benefícios do Anis Estrelado
Para Que Serve, Como Fazer o Chá

O anis estrelado precisa ser colhido antes de amadurecer e secado ao sol para endurecer. Só depois disso ele pode ser moído para se tornar um tempero extremamente apreciado ou utilizado para preparar um chá.

Muitas pessoas usam-no para acrescentar mais sabor aos alimentos, mas o que muitas nem imaginam é que estão ingerindo um poderoso ingrediente, repleto de nutrientes e capaz de beneficiar significativamente a saúde.

O anis estrelado associado com uma dieta nutritiva e um estilo de vida ativo pode elevar o patamar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.

O que é anis estrelado?

Anis estrelado é o fruto de uma planta nativa das áreas do sul da China e norte do Vietnã. Depois de endurecido, ele é usado inteiro ou moído para ser utilizado como um tempero para vários pratos. O fruto também contém um óleo que é usado para fazer enxaguantes bucais, perfumes, cremes dentais e outros cosméticos.

Ele tem um formato de estrela, que é coerente com o seu nome, um aroma ímpar e um sabor adocicado e marcante. É muito flexível, pois combina com muitos outros ingredientes, e muito nutritivo, o que ajuda a promover a saúde através dos diversos benefícios do anis estrelado.

Para que serve o anis estrelado?

Seu consumo ajuda a abastecer o organismo com nutrientes muito benéficos, capazes de ajudar a gerenciar vários problemas relacionados à saúde.

Por exemplo, o anis contém linalol, que é um álcool natural que no organismo atua como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório. Ele também é rico em vitamina C e antioxidantes, o que promove um sistema imunológico saudável, capaz de proteger o corpo contra infecções e doenças.

O anis estrelado é composto de ácido chiquímico, reconhecido pelas suas propriedades antibacterianas potentes, por isso ele é comumente usado como um ingrediente de medicamentos contra a gripe. Outro composto, mas não menos importante, é o anetol, que serve para ajudar a combater o diabetes, câncer e inflamações, ao mesmo tempo em que preserva a saúde do cérebro.

Além disso, estão presentes quercetina, timol, terpineol, ácido cafeico, kaempferol e ácido hidroxicinâmico. Minerais como o ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de gorduras e fibras dietéticas.

Diante de tudo isso, é seguro afirmar que anis estrelado não acrescenta apenas mais sabor para os alimentos, e sim mais benefícios para a sua saúde.

Benefícios do anis estrelado para a saúde

Os benefícios ​​do anis estrelado mais relevantes estão relacionados à sua capacidade de prevenir infecções fúngicas, tratar problemas respiratórios, suportar o sistema imunológico, diminuir o risco de câncer, melhorar a digestão e a circulação, além de ajudar o sono e a pele. Confira todos eles em detalhes:

1. Promove um coração mais saudável

As doenças cardíacas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e o anis estrelado pode ajudar a estabilizar o peso, manter a pressão arterial controlada e níveis de colesterol mais equilibrados, além de diminuir a inflamação.

Ele associa esses benefícios do anis estrelado à ação dos potentes antioxidantes presentes no alimento, que são capazes de reduzir o estresse oxidativo, evitando o acúmulo de radicais livres nocivos, o que ajuda a melhorar a saúde do coração.

Ainda que a pesquisa seja limitada, os resultados apresentados já são promissores e animadores.

2. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Estudos evidenciaram que o anetol pode ajudar a manter os níveis equilibrados de açúcar no sangue, regulando algumas das principais enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos. Isso é fundamental para aqueles que sofrem com níveis elevados de açúcar no sangue, pois essa condição pode provocar uma série de sintomas e trazer muitas complicações, se não for gerenciada.

É claro que apenas uma pitada desse tempero não fará milagres, mas conciliar o seu uso com uma dieta adequada pode ser vantajoso.

3. Pode ajudar o organismo a se defender de bactérias

Infecções no ouvido, trato urinário, estômago e tantas outras costumam ser causadas por bactérias patogênicas, algumas inclusive resistentes a antibióticos. O anis estrelado tem propriedades antibacterianas poderosas e pode ajudar o organismo a se defender de bactérias prejudiciais.

Seus efeitos antibacterianos são amplamente estudados e já conhecidos, pois ele tem sido usado para tratar infecções com essa origem há séculos.

Journal of Medicinal Food publicou um estudo realizado em tubos de ensaio mostrando que as atividades antibacterianas do tempero foram eficazes contra 67 cepas de bactérias resistentes a antibióticos. Outro estudo indicou que o extrato de anis estrelado ajudou a inibir o crescimento de E. coli.

4. Pode diminuir a incidência de células cancerígenas

O nosso corpo é formado por milhares de células que são atacadas a todos os momentos pelos radicais livres. O fato do anis estrelado ser rico em antioxidantes pode ajudar a diminuir essa condição, melhorando as defesas do sistema imunológico, que quando está mais forte e saudável, é capaz de reduzir a mutação de células, minimizando as chances delas se transformarem em cancerígenas, além de impedir a evolução de doenças crônicas.

Alguns estudos realizados com animais mostraram que os níveis de enzimas específicas que desempenham um papel na prevenção do câncer aumentaram, reduzindo a carga tumoral e o estresse oxidativo. Embora seja animador, outros estudos precisam ser feitos para definir quais serão os resultados no corpo humano e comprovar esses benefícios do anis estrelado.

5. Previne infecções fúngicas

Não é somente contra as bactérias que há benefícios do anis estrelado. O alimento evidencia poderosas propriedades antifúngicas e por esse motivo é usado com frequência para o tratamento de micose, comichão, candidíase e até para o “pé de atleta”, além de outras cepas.

As infecções fúngicas costumam ser mais difíceis de tratar, e de acordo com um estudo realizado em tubo de ensaio e publicado no  jornal coreano de micologia médica, o anis estrelado pode ajudar. Os resultados mostraram que o extrato e óleo essencial foram eficientes contra Candida Albicans.

6. Combate à gripe

Os benefícios do anis estrelado no combate à gripe foram constatados através de pesquisas, uma delas publicada pelo Journal of Medical Virology, que descobriu que o ácido chiquímico, combinado com um pigmento vegetal natural chamado quercetina, aumentou relevantemente a produção de células imunológicas em comparação com o tratamento com um especifico medicamento.

Para se ter uma ideia, o ácido chiquímico costuma ser usado pela indústria farmacêutica para preparar medicamentos com essa finalidade. Então, tomar um chá de anis estrelado pode ajudar a tratar problemas como gripe, cujos sintomas mais frequentes são a tosse ou dor de garganta. Ele pode combater a inflamação, além de cuidar da infecção subjacente.

7. Melhora a circulação sanguínea

O ferro pode potencializar a produção de glóbulos vermelhos, maximizando os níveis de energia, o que melhora a circulação e oxigenação nos membros superiores e inferiores. Uma colher de anis estrelado contém aproximadamente 13% da quantidade diária recomendada de ferro, sendo assim, pode ajudar a melhorar a circulação. Dificilmente você vai consumir uma colher inteira dele, então combinar com outros alimentos que também contenham ferro pode ajudar a completar a quantidade que você precisa ingerir.

8. Ajuda o sono

Manter-se acordado depois de uma noite em claro pode ser um desafio, e nessa situação as pessoas buscam formas de tirar o sono para que possam permanecer espertas e produtivas para realizar seus compromissos.

Insônia e outros distúrbios podem comprometer significativamente a qualidade e a quantidade de sono e há benefícios do anis estrelado nesse sentido. Ele contém algumas propriedades sedativas, provenientes de seus antioxidantes e do teor de magnésio presente, e elas são capazes de estimular neurotransmissores que induzem o relaxamento e o sono.

9. Previne o envelhecimento precoce da pele

Os radicais livres afetam demais a nossa saúde, em especial a da pele. Atualmente, estamos expostos a tantas toxinas que estamos envelhecendo precocemente e isso impacta a nossa aparência. Como o anis estrelado contém um alto nível de vários antioxidantes, ele consegue ajudar a combater o estresse oxidativo e isso contribui com a elasticidade e umidade da pele, previne rugas, além de tratar a aparência até das cicatrizes mais antigas e manchas, resultando em uma pele com um aspecto mais jovem.

10. Melhora a digestão

Muitas pessoas consomem o anis estrelado após as refeições com a proposta de promover uma boa digestão. Ele também pode ser eficiente para ajudar a diversificar a flora intestinal saudável que permite que o corpo absorva mais nutrientes e adoeça com menos frequência. Também ajuda com o inchaço e gases. Existem evidências pontuais que indicam esses benefícios do anis estrelado, e geralmente para esses casos são ingeridos os frutos após as refeições.

11. Interage com os hormônios

O anis estrelado pode ter um efeito afrodisíaco em homens, pois pode fornecer mais energia e aumentar o desejo sexual. Já para as mulheres, a sua contribuição está relacionada ao controle das alterações de humor, frequentes na TPM e o equilíbrio do fluxo menstrual.

A sua influência sobre os níveis hormonais ainda é estudada, mas demonstra um efeito considerável em homens e mulheres.

Como usar?

O anis estrelado é fácil de ser encontrado. Geralmente, é comercializado em lojas de produtos naturais e grandes supermercados. Na hora de adquirir, certifique-se de que está comprando o anis estrelado chinês e não o japonês. A versão japonesa pode ser nociva quando ingerida.

Ele pode ser consumido em pó e também na sua versão inteira. O pó geralmente é misturado com outras especiarias, mas pode ser usado sozinho na sopa, caldos, ensopado e, algumas pessoas usam até no café, doces ou sobremesas para aprofundar o sabor e o aroma. A versão inteira é usada principalmente para preparar um chá, que é muito comum em algumas partes do mundo.

Como fazer o chá de anis estrelado?

O chá é muito fácil de preparar. Veja os ingredientes e como fazer:

Ingredientes:

  • 1 xícaras de chá de água;
  • 2 frutas de anis estrelado;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma chaleira
acrescente as 2 frutas de anis estrelado e leve para ferver. Quando começar a levantar fervura desligue o fogo e . Abafe e deixe em imersão por 10 ou 15 minutos. Retire o anis estrelado, adicione o mel a gosto e beba ainda quente.