Japamala – Terço Budista

O que é o Japamala?Japa” é uma palavra em sânscrito que vem da raiz verbal “Jap”, que significa “Murmurar, Susurrar”. Mala é uma palavra de vários significados em sânscrito, porém neste caso, ela quer dizer, apenas, “Cordão de Contas”. O Mala é utilizado para contar mantras. A palavra Mantra vem do sânscrito, “Man” que significa “Mente” ou “Pensamento” e “Tra” significa “Proteger“, “Socorrer“. Assim, mantra quer dizer: Proteger nossas mentes de maus pensamentos. Quem entoa mantras busca a intercessão espiritual. Uma forma de orar repetidamente, a fim de magnetizar as energias de uma determinada divindade. Mantras são formados por palavras com poderes para elevar a consciência, promover a cura, solucionar problemas, conseguir proteção e direção espiritual, lembrando que a respiração deve ser lenta e profunda. Japamala4 Quem utiliza o Japamala?
  • Budistas Tibetanos – O mala é um elemento religioso de destaque, ajudando a limpar a mente. Para eles a repetição desses sons sagrados, ajuda abrir o coração para o amor e a compaixão.
  • Católicos – Utilizam o rosário ou “terço” para fazer as orações. O rosário possui 50 contas separadas de dez em dez por outra conta maior, e seus extremos se unem em uma cruz. Somando 54.contas.
  • Sufismo e Islamismo – O tasbi, como é conhecido o rosário mulçumano, pode ser feito de madeira, madrepérola, metais e pedras preciosas, com ricos significados dentro da astrologia islâmica, contem 99 ou 33 contas.
Japamala é utilizado para contar mantras em grupos de 108 repetições. Um Mala pode conter contas que somem múltiplos de 108, de modo que facilitem o cálculo do número total de 108 repetições. Por exemplo, as pulseiras usadas para este fim possuem 27 contas, existem também malas com 54 contas. Como usar o seu Mala: Segurando o seu cordão de contas, o Japa Mala, na mão direita, deixe que ele escorregue sobre o dedo do meio (o dedo do céu, o dedo mais longo). O dedo indicador não deve tocar as contas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos mantras. Comece sempre pela conta seguinte à grande conta, o “Guru ou Meru” – (Ela representa a Energia Cósmica, a divindade ou o seu objetivo), ponto inicial e final das contagens das contas. Japamala - Terço Budista Puxe as contas do seu mala sempre em sua direção, uma a uma, entre seu dedo polegar e o dedo do meio, usando o seu polegar para contar e puxar cada conta, puxando levemente, enquanto recita o mantra escolhido e movendo para a próxima conta, até completar a série de 108 contas do seu mala. O polegar representa seu chakra da garganta e o dedo do meio representa o éter divino no chakra do coração. Assim como estamos nos comunicando com seres elevados do plano etéreo, este mudra aumentará nosso poder de comunicação espiritual. Japamala3 Benefícios do Japamala:
  • Tirar a tensão, ansiedade e o medo;
  • Levará você a atingir níveis mais altos de consciência;
  • Realização espiritual;
  • Aumenta a felicidade;
  • Aumento da capacidade de meditação;
  • As contas do Japa dão mais foco e maior determinação a quem às utiliza.
Como cuidar do Japamala:
  1. Ao adquirir um japamala, lave-o com água e sal e deixe por alguns minutos; ou faça uma limpeza energética com incenso como se faz com as pedras e  cristais.Depois coloque no seu Japamala a sua energia, você pode em cada conta fazer seu rezo ou decretos.
  2. Algumas tradições têm sua forma de usar, faça-o como preferir ou de acordo com a tradição ou filosofia que segue;
  3. Quanto mais você utilizar o Japamala, mais ele será imantando com sua própria energia. Utilizando de modo apropriado, ele chegará a se converter em poderoso amuleto, ou talismã, que lhe trará sorte, saúde, proteção, prosperidade, felicidade, consciência e realização espiritual.O Uso do Japamala com o Ho'oponopono  Guru ou Menu do Japamala: Petição do Ho'oponopono Petição: Divino criador Limpa em mim as memórias de dor e transmuta-as todas em pura Luz. E assim é. Nas contas:Sinto muito, Me Perdoe, Te Amo, Sou Grata(o)
Algumas sugestões de Mantras:
  • OM GUM GANAPATAYEI NAMAHA – Mantra para remoção de obstáculos e atração de prosperidade.
  • NAMO KUAN SHIH YIN PU SA – Kuan Yin – Eliminar dor e sofrimento.
  • OM KLIM KRISHNAYA NAMAH – Mantra para termos paz, coragem e poder.
  • OM MANI PADME HUM – Mantra para harmonizar os chakras e iluminação.