O que é Coach de Alma

O que é Coach?
Um processo de coach tem o poder de levar o cliente do estado atual para o estado desejado em vários aspectos da vida.

O que é o Coaching da Alma?
É o tratamento focado na tomada de consciência de tudo

aquilo que impede VOCÊ SER AQUILO QUE DESEJA SER!
Para a partir daí construir um novo Projeto de VIDA!
Isso porque, quando você toma consciência de algo, não volta atrás!

É diferente de conhecimento!
Se eu tenho conhecimento que tal coisa me faz mal, eu posso ainda continuar fazendo aquilo que me faz mal; se tenho consciência, não!
Não faço nunca mais! É muito mais profundo!
O treinamento é focado para a Pessoa Ver sua Maestria, olhar seu interior e ver que está tudo dentro dela!
Imagino que você já leu e viu isso em vários lugares, não?
E por que você não consegue enxergar isso?

Respondo: Porque você está “doido” “por dentro”, não consegue olhar para dentro com segurança, não confia! Porque há feridas da alma!
E das feridas, surgem os medos que paralisam você!
E dos medos surgem os pensamentos que limitam você de SER!

Coach da Alma treina você a não depender de outra pessoa para SER!

O que é exatamente o life coaching?

O que é Life Caoching
O life coaching é uma abordagem em que o cliente trabalha com esses diferentes setores, como problemas familiares, de comportamento, relacionamentos amorosos e emagrecimento.

Life coaching significa coaching de vida, ou seja, serve para ajudar o coachee a resolver questões sobre a sua vida, não apenas a pessoal como também a vida profissional.

Mesmo quando o foco do life coaching é a vida pessoal do cliente, ele pode ajudar em questões sobre a vida profissional, como a desmotivação e problemas de relacionamento com os colegas de trabalho.

Quando se escolhe trabalhar aspectos pessoais, isso também colabora com a função ou serviço do coachee, já que problemas em casa acabam refletindo no trabalho e devem ser resolvidos para a produtividade e o emprego não sofrerem com um possível reflexo da infelicidade pessoal.

Como funciona a aplicação do life coaching?

É bastante comum o coach optar por usar a ferramenta chamada
 “roda da vida” na sua primeira sessão com o seu cliente.

Essa opção se dá porque a roda engloba todos os principais setores da vida do coachee, desde questões espirituais até problemas familiares. Os itens avaliados nessa ferramenta são:

  • Espiritualidade;
  • Saúde e disposição;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Criatividade, hobbies e diversão;
  • Realização e propósito de vida;
  • Recursos financeiros;
  • Contribuição social;
  • Família;
  • Relacionamento amoroso;
  • Vida social;
  • Equilíbrio emocional;
  • Plenitude e felicidade;

Esses elementos são divididos em forma de fatias de pizza dentro de um círculo. Então o coachee deve avaliar com cuidado cada um desses aspectos dando uma porcentagem de satisfação.

Então o Coache preenche cada fatia com a porcentagem correspondente que o cliente afirmou em cada item e o gráfico da vida estará formado.

Após esse processo, o coache deverá fazer perguntas sobre aqueles setores que estão com menor grau de satisfação, a fim de descobrir quais são os fatores que devem ser melhorados no coachee.

No final dessa etapa, o cliente deve traçar os seus objetivos de vida de acordo com o que ele precisa corrigir em si mesmo ou em aspectos que envolvem também terceiros, como família e amor.

Quais são os problemas mais comuns dos coachees?

Alguns dos problemas mais relatados aos coachees são: dificuldade em emagrecer, descontrole financeiro, sofrimentos amorosos, timidez e falta de sociabilidade, fobias, vícios e conflitos entre pais e filhos.

Existem momentos na vida em que sentimos a necessidade de mudar, de dar novos rumos à nossa existência, para que assim tenhamos a oportunidade de alcançar resultados extraordinários, efetivamente e na prática.

Acontece que este desejo de mudança nem sempre se mostra claro, ou seja, muitas vezes nós queremos muito mudar, porém não sabemos ao certo o que e nem como queremos que estas mudanças verdadeiramente aconteçam.

Como funciona o Personal Coaching e Life Coaching?

O Life Coaching é bem amplo e pode ter como objetivo fazer o coachee alcançar muitos estados desejados diferentes, a depender de cada caso.

Para suprir esta necessidade e ajudar os mais diversos perfis de pessoas a se encontrarem e encontrarem formas de fazer com que as mudanças que tanto almejam efetivamente aconteçam em suas vidas, com um Life Coaching.

Na prática, o processo implementado pelo Life Coaching trabalha alguns pontos da vida de um indivíduo, com o objetivo de prepará-lo para alcançar seus sonhos e objetivos. Vejam quais são as principais áreas do Coach de Alma,do Life Coach e do Personal Coach:

Autoconhecimento

Para que as transformações verdadeiramente ocorram na vida do coachee é necessário, primeiro, que este inicie o processo de autoconhecimento, que vai lhe permitir despertar o melhor que há nele.

Por meio de técnicas e ferramentas altamente eficazes, no Coach
de Alma, o cliente é levado a descobrir suas melhores habilidades e competências, bem como aquelas atitudes e comportamentos que estão lhe impedindo de evoluir e alcançar suas metas e objetivos.

Desenvolvendo o seu processo de autoconhecimento, o indivíduo passa a compreender quais são os recursos internos que possui e que vão lhe ajudar a se tornar uma pessoa ainda mais realizada, fica também apto a definir a sua missão de vida, bem como a eliminar crenças limitantes, que lhe impedem de crescer de forma efetiva.

Inteligência emocional

Outro ponto que é desenvolvido ao longo do processo de Coach de Alma é a capacidade do indivíduo de ter inteligência emocional diante das mais diversas situações de seu dia a dia. Isso quer dizer que ele passa a conhecer melhor seus sentimentos e emoções, compreendendo o motivo que os faz surgir e controlando-os, para que assim evite se estressar desnecessariamente e seja cada vez mais resiliente diante das adversidades de seu caminho.

Objetivos, metas e plano de ação

Como eu disse no início do texto, muitas vezes nós sentimos a necessidade de mudar, porém não sabemos como fazer isso, e por mais que tenhamos clareza sobre nossos sonhos e objetivos, pode ser que precisemos de auxílio para conseguir alcançá-los. É exatamente neste contexto que o Life Coaching se encaixa.

Ele auxilia a definir melhor quais são nossos objetivos, bem como as metas e o plano de ação necessário para sair do estado atual rumo ao estado desejado em um curto espaço de tempo.

Autoestima e autoconfiança

Para que se tenha êxito ao final do processo, é fundamental que o coachee acredite verdadeiramente em si e em sua capacidade de fazer com que seus objetivos se concretizem.

Neste sentido, o Coaching de Alma trabalha a autoestima e autoconfiança do indivíduo, mostrando-lhe que, para que seus sonhos se tornem realidade, depende mais dele mesmo do que de fatores externos.

Flexibilidade e adaptação a mudanças

Por mais que saibam que mudanças precisam acontecer, muitas pessoas têm certa dose de resistência a elas, principalmente quando começam a se materializar ao longo do processo.

Com as técnicas e ferramentas do Coaching de alma utilizadas de forma correta e assertiva, o coach profissional consegue fazer com que o coachee tenha cada vez mais flexibilidade e adapte-se bem às mudanças que venham a ocorrer em sua vida, evidenciando que estas só vêm para ajudá-lo a crescer e evoluir constantemente.

Foco e disciplina

Já percebeu que quando definimos o que verdadeiramente queremos para a nossa vida, bem como o caminho que vamos trilhar para chegar em nosso estado desejado, muitas situações passam a acontecer para nos distrair e tentar nos tirar de nossa rota?

Para evitar que isso aconteça, o Coaching de Alma faz um acompanhamento da vida do cliente e lhe fornece ferramentas essenciais, para que este torne-se uma pessoa muito mais focada e disciplinada. Com isso, ele elimina e afasta de si qualquer possibilidade de distração e de distanciamento de seu objetivo.

Perguntas Poderosas

Através de sessões de Coaching, acordadas entre coach e coachee, é dado início ao processo que vai transformar verdadeiramente a vida deste cliente. Nestas sessões, uma das principais técnicas utilizadas são as Perguntas Poderosas, que são questionamentos direcionados ao indivíduo, que o levarão a refletir, entre outras coisas, sobre o que ele pode fazer para transformar efetivamente a sua vida, e que vão estimulá-lo a realmente agir em prol de sua própria felicidade.

Por Vera Melo

Atendimento Terapêutico Online & Cursos EAD